domingo, 3 de março de 2013

Como escrever bons diálogos com emoção



Para se ter uma boa história como eu já falei aqui antes, além de um bom personagem, um personagem forte que envolva o leitor, precisa-se de um bom dialogo.
O escritor sabe que não tem a sua disposição algo visual, nem mesmo uma foto como essa aí ao lado, então o diálogo tem que passar emoção.  Não dá pra ficar no :
Ele disse:
Ela falou:

Ou achar que é só colocar travessão que o leitor já vai saber quem está falando. Ou pior ainda, colocar no diálogo o nome o tempo todo para fazer a marcação tipo:
Fuja disso: 
-Cristina, eu te amo!
- Oh, Oscar! Eu também te amo.
-Cristina você é a mulher da minha vida.
-Oscar você me deixa sem jeito...
Arghhh!

Vou colocar um diálogo sem marcação, e depois o diálogo bem marcado.
Diálogo sem marcação:

-Olá Paulo, bom dia! Que flores lindas! Para quem são?
-É que vou me declarar para uma pessoa e pensei nas flores..será que ajudam? Você gostou?
-São lindas! Com certeza ela vai gostar...E quem é ela?
-Uma mulher linda e especial.
-E ela sabe? 
-Não sei...vou falar pra ela hoje!
-E será que ela vai gostar de saber que você está a fim dela?
-Não sei....também estou curioso pra saber..
-E onde ela está? Ela  trabalha aqui no escritório?
-Estou olhando para ela agora..
-Eu não estou vendo nenhuma mulher por aqui...
-Ela está bem à minha frente.


Diálogo bem marcado:

Paulo chega ao escritório e se aproxima de Giselle, ela se vira para cumprimentá-lo.
-Olá Paulo, bom dia! Que flores lindas! Para quem são?
Ele abre um sorriso e responde:
-É que vou me declarar para uma pessoa e pensei nas flores..será que ajudam? Você gostou?
Giselle fecha o sorriso e parece um pouco desapontada, mas responde:
-São lindas! Com certeza ela vai gostar - e continua: -E quem é ela?
Ele a encara e diz:
-Uma mulher linda e especial.
Giselle tentando disfarçar o ciúmes  interroga:
-E ela sabe? 
Ele sorri e diz:
-Não sei...vou falar pra ela hoje!
Giselle então morrendo de curiosidade insiste:
-E será que ela vai gostar de saber que você está a fim dela?
Ele a olha nos olhos e responde:
-Não sei....também estou curioso pra saber..
-E onde ela está? Ela  trabalha aqui no escritório?
-Estou olhando para ela agora..
Giselle olha ao seu redor e como não vê mulher nenhuma diz:
-Eu não estou vendo nenhuma mulher por aqui...
Ele sustentando seu olhar diz:
-Ela está bem à minha frente.


(Diálogo de minha autoria, direitos autorais preservados)


Boas Letras,

Jaqueline Beloto












 A história precisa ter bons diálogos!

E como escrever bem? Que verbos usar? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário