quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dicas de um grande escritor "Hemingway" para começar a escrever um romance:

EH-354




1- Para começar, escreva uma sentença verdadeira.
Hemingway tinha um simples truque para superar o boqueio de escritor. Numa passagem memorável, ele escreveu:
"Algumas vezes quando eu estava escrevendo uma nova história e não conseguia seguir em frente, eu ia para frente do fogo e espremia laranjas só para ver o fogo azul crepitando".
"Eu também ficava olhando os telhados de Paris e pensava, Não se preocupe.. "Você sempre conseguiu escrever antes e irá escrever agora. Tudo o que tem que fazer é escrever uma sentença verdadeira.  que você conheça. Então finalmente eu escrevia uma sentença verdadeira, e tudo partia dali."
Ficava fácil porque sempre existem frases que eu conhecia, que tinha ouvido  alguém dizer ou tinha visto. 
2- Sempre pare num ponto em que você saiba o que acontecerá a seguir.
Há uma diferença entre parar e naufragar. Para haver progresso, muito mais importante do que contar palavras, é já ter ideia do que irá escrever a seguir, nunca esvaziar a imaginação.
A  melhor maneira é sempre parar quando há ainda algo acontecendo. Se Você fizer isso todos os dias quando você está escrevendo um romance, você nunca terá um bloqueio.
3- Nunca pense na história quando você não estiver trabalhando nela
Hemingway disse que não se deve pensar na história enquanto que está construindo até o próximo dia. Deixe que  subconsciente trabalhará o tempo todo. Mas se vocé pensa na história o tempo todo,  você irá matar seu cérebro  de cansaço antes de reiniciar.
Essa eu discordo, acho que não precisamos ficar pensando o tempo todo, mas o dia a dia, as pessoas, as situações nos dão ideias maravilhosas. 
Quando eu estava escrevendo, era necessário ler o que tinha escrito. 
4- Quando é hora de escrever de novo, sempre leia o que já escreveu até então.
Para manter a continuidade, Hemingway tinha o hábito de ler o que já tinha escrito antes;
A melhor maneira é ler tudo todos os dias corrigindo enquanto faz isso, então seguir onde você parou antes. Quando ficar muito longo que você não possa mais ler tudo, leia os dois ou três últimos capítulos.

5- Não conte uma emoção, mostre!
O segredo é prestar atenção em eventos externos, mas também notar as emoções envolvidas nos eventos e então traça-las e identificá-las precisamente o que causou aquela emoção. Se você puder identificar a real emoção causada e passar  para sua história, os seus leitores irão sentir a mesma emoção;
6- Use um lápis ( esta é desnecessária hoje em dia, é que Hemingway usava uma máquina de escrever e não tinha como apagar)

7- seja breve
Aprenda a dizer não para o excesso de palavras.

Ps- Cada escritor tem suas dicas e manias, não precisamos concordar com todas, mas é sempre bom conhecê-las. 
Boas letras!
Jaqueline Beloto

Nenhum comentário:

Postar um comentário