terça-feira, 26 de março de 2013

Educação no Brasil

Quando leio sobre os escândalos escabrosos que envolvem o Enem, como essa última divulgação sobre redações de alunos contendo receitas de Miojo e Hino do Palmeiras, fico me perguntando até quando vamos ser motivos de piada no mundo todo?

Piada para quem está de fora, mas e para nós que temos nossos filhos na escola? Nos sentimos impotentes diante de tanta incompetência, desmandos, falta de interesse.
Para começar:
O Brasil está no  88º  vergonhoso lugar de 127 no ranking de educação feito pela Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação. Com isso, o país fica entre os de nível “médio” de desenvolvimento na área, atrás de Argentina, Chile e até mesmo Equador e Bolívia.



Outra pesquisa feita pela empresa Pearson: 

Brasil aparece em penúltimo em ranking de educação.

Estudo leva em conta testes internacionais e coloca à frente do Brasil nações como Colômbia, Tailândia e México.


Temos um Índice de analfabetismo de 10%, sem levar em conta os semi-analfabetos que mal sabem escrever o próprio nome.

Muito se fala que o ensino no Brasil é ruim porque os professores ganham pouco, isso pode ser um indicador mas está longe de ser o único.

Esses professores deveriam ser incentivados a se reciclar, fazer novos cursos, aprimorar e se adequar aos novos tempos e aos novos alunos. Àqueles que se empenhassem e tivessem bons resultados em salas de aulas com seus alunos seriam promovidos,é  a tal da Meritocracia. Não é assim em grandes empresas? Os funcionários começam como auxiliares e vão sendo promovidos a técnicos, supervisores,gerentes, diretores...
Não adianta nada elevar o salário de um professor se ele continuar incompetente, só teríamos professores incompetentes bem remunerados.

E uma pausa para falar do Ministro:
 Aloizio Mercadante. O que o legitimou a ser escolhido como ministro da Educação?
Ele é Economista mas já trabalhou em alguma escola? Já deu aula? Já foi diretor/reitor? Já foi coordenador de alguma Universidade? Já escreveu artigos sobre educação? Já defendeu alguma tese revolucionária ou até mesmo comum em prol da educação? Me desculpem mas a única coisa que parece que o favoreceu é porque é do PT, partido da nossa excelentíssima Presidente.

No japão o Pib destinado para educação é de 10%, aqui é 5%.

Mas por que será que nossos governantes não se interessam para valer em nossa Educação? 
Eu penso que um povo que não tem Educação também não tem discernimento para perceber quando e como está sendo enganado e manipulado. Esse povo assim alienado é presa fácil para o descaso, não tem poder de discussão, não tem argumentos, não percebe que seu filho que está na escola pública, não tem a mesma chance que o outro que estuda em escola particular. 
Essas crianças, adolescentes e jovens tiveram pais, que  na grande  maioria passou  bem longe da escola, e não conseguem perceber que a única coisa que vai fazer seu filho crescer é o estudo. Não é a bolsa família. Um pais que prioriza a educação não precisa de esmola,de cotas e esses subterfúgios descabidos, pois todos os seus cidadãos têm condições iguais de vencer, de progredir.

O que seria uma boa mãe? Aquela que faz a lição de casa para o filho ou aquela que ajuda o seu filho a fazer a lição de casa?

O Brasil está fazendo a lição de casa dos brasileiros, não está ensinado o povo a vencer por ele mesmo, como dizem por aí esse assistencialismo que é igual a dar o peixe, e não a vara para pescar.

E também há as escolas particulares que cobram fortunas, são até mais caras que boas faculdades e são consideradas excelentes porque são escolas fortes!

Ora, o que é  no Brasil ser considerado uma escola forte? São aquelas que enchem o aluno de matéria, enchem de lição ode casa, o professor exige a lição feita e que o aluno tenha entendido tudo o que lhe foi passado, ou melhor o que lhe foi despejado.
Muitas vezes terceirizando para os pais, aquilo que deveria ser de competência da escola.

Eu fui professora de Inglês por muito tempo em escola de Idiomas, E sabe por que há no Brasil tantas escolas de idiomas? Por que as escolas regulares são incompetentes para ensinar seus alunos, não adianta ter uma carga horária semanal de 4 horas de Inglês se o professor é ruim, é fraco,  mal orientado, não tem metodologia.

Em países como Alemanha, os alunos saem do ensino médio fluentes em inglês sem nunca terem entrado em uma escola de idiomas. Por quê? Porque há competência, professor qualificado, metodologia adequada.

Não adianta as escolas quererem posar de modernas com lousas Digitais ou essas coisas que só servem muitas vezes de Marketing. As escolas precisam de uma boa coordenação, de professores que saibam ensinar ao invés de só cobrar.

Hoje no Brasil os valores estão invertidos: Escola boa é aquela que cobra do aluno, onde deveria ser que a escola boa é aquela que ensina o aluno!

Onde há aquele professor que envolve o aluno, que consegue transmitir seus ensinamentos de forma natural e didática  como são  os professores dos cursinhos, verdadeiros mestres, que ensinam e fazem os alunos entenderem de verdade suas matérias. Por que não temos professores assim em nossas escolas?

Enquanto  o governo, os educadores e os responsáveis pela Educação no Brasil não acordarem para a "Nova Escola" , o Brasil vai ficando nesse lugares vergonhosos em ranking de educação.

Até quem sabe um dia,  um politico correto abrace essa causa como sua, o que provavelmente vai ser algo difícil porque mexer em Educação não dá retorno rápido, visibilidade, voto. 
E ainda no Brasil, Voto é a única coisa que interessa para nossos políticos e seus partidos corruptos.








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