domingo, 10 de março de 2013

Como se organizar para escrever um romance

Olha, eu já li em vários manuais que ensinam a escrever um romance, como é importante ter um caderno de rascunho.

Eu achava que era bobagem. mas não é.
E sabe como descobri?
Quando eu já estava adiantada na história e não me lembrava qual nome tinha dado para tal personagem,qual era a data, o local, a estação do ano e tinha que ficar voltando toda hora para encontrar.

Um dia encontrei por acaso na livraria esse livro:
Os Diários Secretos de Agatha Christie
by John Curran.

Mrs. Christie tinha um verdadeiro mapa do tesouro em seus cadernos.
Lá ela criava o suspense, os personagens, as datas...

Cada autor vai se identificar com um tipo de anotação, mas aqui vão algumas dicas:

  • Personagens
Deixe algumas páginas para criar seus personagens 
Ex: Maria: baixa, morena, típica brasileira, inteligente, garçonete, trabalha á noite, 29 anos. 
Gosta de João que é : caminhoneiro, alto, forte, moreno, mulherengo....

  • Locais e tempo
Defina quando o seu livro começa, que mês, ano, estação, local, cidade, país, estado...

  • Fatos relevantes
Tudo que for importante ou mudanças, planos, estratégias
  • Ideias
Se tiver uma ideia anote logo antes que esqueça, não conte com sua memória. 
Charles Dickens disse que quando tinha uma boa ideia saía até do chuveiro para anotar..



Enfim faça seu próprio roteiro, mexa, apague, risque, mude...é lá nesse caderno que você vai ter um GPS para se guiar.

A grande dama do Mistério, criava um personagem e muitas vezes mudava seu nome, sua idade, sua nacionalidade a seu bel prazer, como melhor lhe conviesse, e riscava e rabiscava suas anotações.

Se até a Dama do crime Mrs A. Christie usava cadernos, quem somos nós simples mortais para desprezá-los?

E só mais uma dica, tenha bons dicionários a mão, eu tenho um maravilhoso de sinônimos.

Boas Letras,

Jaqueline Beloto





Nenhum comentário:

Postar um comentário